Missão Institucional


Estatuto Art. 1o, § 2o: A SMEL tem por missão institucional promover o acesso à cultura, com ênfase no desenvolvimento de trabalho sociocultural voltado para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, a revitalização da centenária banda de música Euterpe Lumiarense e o resgate do patrimônio histórico, natural e cultural do 5º e 7º distritos de Nova Friburgo, englobando todas as suas respectivas localidades, com o reconhecimento e valorização da cultura tradicional local.


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Festival Estudantil de Poesias de Nova Friburgo

Promovido pela Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, localizada no 5°distrito de Nova Friburgo, o 5ºFestival, cuja noite de premiação acontecerá no dia 28 de agosto, no teatro Municipal Ariano Suassuna, já é um sucesso. É o que se vê pelo apoio crescente que tem recebido. O envolvimento dos parceiros do projeto, potenciais ou já definidos ganha um encanto todo especial quando conhecem a história da Euterpe Lumiarense transmitida pelos coordenadores deste Festival. Fundada em 1981 por republicanos da região, já teve uma banda de música bastante conhecida e atuante.

Paralisada nos últimos anos por falta de recursos, a Euterpe Lumiarense deixou órfã as centenas de crianças e adolescentes da região rural de Lumiar e São Pedro da Serra, que não dispõem de atividades culturais. Esta lacuna motivou um grupo de moradores e a Euterpe Lumiarense retomou suas atividades em agosto de 2008 e se empenha em recriar banda.

Contando em sua diretoria com os educadores Manoel Antonio Spitz Sodré, historiador, e Deide Mozer, pedagoga, a Euterpe Lumiarense desenvolve vários projetos sociais com crianças e adolescentes da região, entre eles, o estudo da flauta-doce, de percussão, iniciando pelo tamborim, danças folclóricas e teatro. Todo esse trabalho tem sido desenvolvido de forma voluntária.

O 5ºestival de Poesias de Nova Friburgo é mais um projeto de quem acredita que a transformação social e a consolidação da democracia no nosso país só é possível através da educação. O tema DISCRIMINAÇÃO, que permite a reflexão crítica sobre a diversidade humana, está sendo debatido nas escolas que estão realizando concursos internos para a pré-seleção de poesias nas turmas escolares do 2ºo 9ºnos da rede pública e privada de ensino do município de Nova Friburgo. Os maiores parceiros deste projeto são os professores, que trabalham na base da formação cidadã.

A Coordenação do Projeto lembra às escolas que os envelopes contendo as poesias pré-selecionadas deverão ser entregues na Biblioteca Municipal até o dia 15 de junho próximo, conforme o regulamento recebido. A premiação se estende também aos professores dos alunos classificados em 1ºlugar, cujos nomes serão conhecidos na noite de 12 de agosto próximo. Os prêmios inicialmente previstos já aumentaram, com a adesão de novos parceiros. Assim, muita novidade e surpresa encantarão a noite de premiação. A VOZ DA SERRA, parceira desde a primeira hora, premiará os cinco primeiros lugares com assinaturas do jornal e publicará essas 5 poesias.

Nenhum comentário: