Missão Institucional


Estatuto Art. 1o, § 2o: A SMEL tem por missão institucional promover o acesso à cultura, com ênfase no desenvolvimento de trabalho sociocultural voltado para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, a revitalização da centenária banda de música Euterpe Lumiarense e o resgate do patrimônio histórico, natural e cultural do 5º e 7º distritos de Nova Friburgo, englobando todas as suas respectivas localidades, com o reconhecimento e valorização da cultura tradicional local.


terça-feira, 9 de março de 2010

Um Pouco de História

A Euterpe Lumiarense fica localizada em Lumiar do 5º de Nova Friburgo. É uma escola de música. No passado teve uma importância cultural muito significativa, atendendo as comunidades que hoje formam o 5º e 7º distritos de Nova Friburgo – Lumiar e São Pedro da Serra. A população desses dois distritos gira em torno de 8.000 habitantes.

Lumiar é um berço de tradições importantes para a cultura brasileira. Destaca-se a presença dos sanfoneiros que, na condição de colonos ajudaram a fundar a vila. No Brasil, o instrumento é diretamente ligado ao ambiente rural. E não é à toa que boa parte dos grandes virtuoses do instrumento no País tenha nascido no interior.

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense foi fundada no dia 20 de janeiro de 1891, dois anos depois da proclamação da república, por iniciativa das famílias Marchon, Spitz, Klein, Brust, Berbert, Heiderich , Martins da Costa e outros. Que, seguindo uma tradição da época se empenharam na organização de uma banda musical. Assim que se iniciaram as apresentações, a banda estava sempre presente, quando solicitada, nos funerais, casamentos, procissões, festas dos padroeiros e nos vários outros eventos que ocorriam na localidade e vizinhança.

Constantemente a banda musical era convidada a abrilhantar os festejos de comunidades vizinhas, como Barra Alegre e Aldeia Velha.

A Euterpe Lumiarense funcionou normalmente até a década de 1940, quando sofreu uma paralisação. Revitalizada na década de 1960, quando foi construída sua sede social, funcionou até o início da década de 1970, quando sofreu outra paralisação. Novas tentativas foram feitas nas décadas de 1980 e 1990, mas, a falta de recursos, principalmente financeiros, não permitiu o sucesso. No dia 29 de fevereiro de 2008, uma nova diretoria foi formada, procurando, logo, realizar a atualização do Estatuto Social pelo Código Civil de 2002. Toda a reorganização foi feita de acordo com a legislação em vigor deixando-a apta a buscar recursos junto ao poder público e entidades privadas para custear as atividades pretendidas, sendo a principal delas a revitalização da banda de música seu início com o desenvolvimento da escola de música.

Esse primeiro passo da nova diretoria que tem na sua composição, Manoel Antonio Spitz Sodré e José Valdir da Costa, presidente e vice, respectivamente, Irene Drischel e Adriano Shuab como secretários e Deide Mozer, que além de responder pela tesouraria, ainda complementa o trabalho dos demais membros da equipe e faz a supervisão pedagógica dos projetos. Em seis de dezembro de 2008 foi um dia especial para a população da região do 5º e 7º distritos de Nova Friburgo e, principalmente para as pessoas que de forma direta e indireta estão empenhados na revitalização da banda de música da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense.

A Euterpe Lumiarense desenvolve hoje vários trabalhos com crianças e adolescentes da região, entre eles, o estudo da flauta doce, percussão, danças folclóricas e teatro, oferecidos gratuitamente, valorizando a interdisciplinaridade. O número de crianças atendidas ainda é muito inferior à demanda que existe no 5º e 7º distritos. A administração da Euterpe está se empenhando na busca de recursos financeiros, para o custeio de despesas administrativas aquisição de instrumentos e a reustauração da sede.

Nenhum comentário: