Missão Institucional


Estatuto Art. 1o, § 2o: A SMEL tem por missão institucional promover o acesso à cultura, com ênfase no desenvolvimento de trabalho sociocultural voltado para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, a revitalização da centenária banda de música Euterpe Lumiarense e o resgate do patrimônio histórico, natural e cultural do 5º e 7º distritos de Nova Friburgo, englobando todas as suas respectivas localidades, com o reconhecimento e valorização da cultura tradicional local.


domingo, 1 de agosto de 2010

I ENCONTRO DE CHORINHO




Foi com muita descontração que chorões e platéia fizeram do salão da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense um espaço aconchegante para o I Encontro de Choro de Lumiar. O inédito evento, que recebeu um excelente público, iniciou com uma aula do músico Sergio Prata, que falou sobre a história do chorinho, desde a sua origem com os escravos. Depois, profissionais consagrados como Maurício Barreto (acordeón e cavaquinho ), Sergio Prata (cavaquinho ), Carlo Felipo (guitarra), Orlando Côrtes (pandeiro), Marcelo Bernard (flauta), Ivan Mendes (clarinete), Ricardo Souza (violão 6 cordas ), Ronaldo Zanon (violão 7 cordas) e outros, deram o tom da tarde de sábado.

Depois de duas horas de apresentação o presidente da SMEL, organizadora do evento, Manoel Antônio Spitz Sodré, interrompeu o evento para agradecer a presença de músicos e platéia. “Agradeço a todos pela maravilhosa apresentação nesta tarde de sábado e acrescento que a Euterpe Lumiarense tem como principal objetivo o resgate da música em toda a sua esfera. Por isso estamos organizando atividades que exaltem a música e suas diversas expressões artísticas", enfatizou o presidente.

Toda a organização e realização do I Encontro de Choro teve a participação da diretoria da SMEL, composta pelo seu presidente, Manoel Spitz, vice-preidente, José Waldir da Costa, diretor administrativo, Edimar Heiderich, diretora executiva, Sandra Costa, diretora financeira, Deidi Mozer e Edna Veiga, conselheira fiscal. A organização teve o apoio da diretora cultural e social da Ama-Lumiar, Eduarda Serra Barreto, sócia e colaboradora da SMEL. O Cineclube Lumiar apoiou o encontro exibindo o documentário "Nas rodas do choro de Milena Sá".

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo, parabéns pelo trabalho que você faz. Divulgando a cultura em São Pedro e Lumiar...

Diego Rodrigues (Mury)