Missão Institucional


Estatuto Art. 1o, § 2o: A SMEL tem por missão institucional promover o acesso à cultura, com ênfase no desenvolvimento de trabalho sociocultural voltado para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, a revitalização da centenária banda de música Euterpe Lumiarense e o resgate do patrimônio histórico, natural e cultural do 5º e 7º distritos de Nova Friburgo, englobando todas as suas respectivas localidades, com o reconhecimento e valorização da cultura tradicional local.


sábado, 24 de julho de 2010

I ENCONTRO DE CHORINHO EM LUMIAR

Para o próximo dia 31, sábado, às 17 horas, Praça Levy Ayres Brust, ao lado do Correio de Lumiar, a Euterpe Lumiarense convida você para participar do I Encontro de Chorinho. Não deixe de participar desse evento espetacular! 

O Choro é um gênero musical instrumental com mais de 130 anos de existência; e foi a primeira música popular urbana criada no Brasil.. Os músicos e compositores que se dedicam a ele são conhecidos como chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes.


O conjunto de choro, ou "regional", é formado por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia. Os violões, geralmente um de seis e um de 7 cordas fazem o acompanhamento, assim como o cavaquinho, complementado pelo pandeiro, que marca o ritmo.

O Choro surgiu em meados de 1870, no Rio de Janeiro, e no início era considerado apenas uma forma abrasileirada dos músicos populares da época, interpretarem os generos musicais europeus: xote, valsa e principalmente a polca. Acrescentando-lhes a influência ritmica dos generos africanos, como o lundu. O flautista Joaquim Calado é considerado um dos pioneiros do Choro, pois foi um dos principais colaboradores para a fixação do gênero, tendo criado um dos primeiros grupos, o "Choro Carioca". Com o tempo, o Choro se consolidou e passou a ser considerado um gênero musical.

Alguns dos chorões mais conhecidos são Jaoquim Calado, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

Dentre os choros mais famosos temos: "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu . "Brasileirinho", de Waldir Azevedo. "Noites Cariocas", de Jacob do Bandolim. "Odeon", de Ernesto Nazareth. "Carinhoso" e "Lamento" de Pixinguinha.

Grandes nomes da música brasileira, mesmo sem serem chorões, compuseram choros, dentre eles: Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Chico Buarque e Radamés Gnattali. O chorão mais conhecido atualmente é o virtuoso flautista e compositor Altamiro Carrilho, que já se apresentou em mais de 40 países difundindo o gênero.

Nenhum comentário: